Páginas

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dicas e ideias para festas infantis

Neste sábado minha pequena completou 2 aninhos, como o tempo passa rápido, todo ano no aniversário dos meus filhos passa um filme na minha cabeça, lembro do meu parto, fico super emotiva, e agradeço a Deus por ter me dando dois presentes tão lindos que hoje são a razão e a inspiração da minha vida.
Estou começando a fazer os preparativos da festinha, este ano vou fazer algo simples mas bem diferente de todas que já fiz (vou postar as fotos depois do evento para vocês), tive que jogar a data mais para frente, pois não tive tempo para organizar nada, então achei melhor preparar com calma, com carinho, do jeito que ela merece...
Vou postar para vocês um pequeno roteiro de organização de uma festa infantil, para aqueles que curtem colocar a mão na massa e fazer toda a organização da festinha as dicas irão ajudar a montar um planejamento, e para aqueles que contratam uma pessoa para fazer, a dica vale para saber como funciona os processos de organização.
Vale lembrar que para nossos filhos, o importante é ter um dia especial com os amigos e família, a forma que será feita (se vai ser uma festa grande ou uma pequena em casa) não importa, eles querem mesmo é aproveitar!
Quando estive no curso da Andrea Guimarães, tive o prazer de conhecer o trabalho da Karina Fridman, que trabalha com convites e lembrançinhas personalizadas, e me apaixonei pelo trabalho dela.
Uma delicadeza nos detalhes, na criatividade e as dicas que ela deu durante o curso me valeram para criar as peças do niver da minha pequena. Vou compartilhar umas fotos dos trabalhos que ela fez para alguns famosos para servir de inspiração para muitas mamães que queiram fazer a festa dos seus filhos.
Espero que as dicas inspirem todas vocês! Bora fazer festa!

Como organizar uma festa:
1- Se a idade do seu filho permitir, converse com ele sobre: 
*Tipo de festa que ele gostaria;
*Qual o tema;
*Quem ele gostaria de convidar;
2- Analise seu orçamento antes de definir tudo, o ideal é saber até quanto você pode gastar na festa.
3- Compartilhe as funções com outras pessoas, ou se precisar e puder, contrate um profissional da área antes de definir tudo.
4- Planeje o convite (se vai ser impresso ou apenas enviar por e-mail).


5- Horários:
No fim de semana os amiguinhos normalmente vão com os irmãos e pais, o que aumenta o número de convidados. Após a escola, nos dias de semana, é uma boa opção para crianças com mais de 6 anos, pois eles poderão ir com a mãe dos amiguinhos ou você pode organizar o transporte. Como as crianças saem da escola famintas, sirva algo logo na chegada.
6- Festas em salão de festas do prédio ou em casa:
Reserve a data antes de fazer os convites.
Verifique se o lugar é protegido em caso de chuva.
Contrate animação, brinquedos, dependendo da idade.
Pense no conforto dos convidados (cadeiras, bancos, sofás)
Escolha o cardápio de acordo com o orçamento que você tem forno/fogão) e com a equipe que irá ajudar no dia do evento.
Hoje há servicos de barraquinhas, tipo cachorro quante, crepes, pizza, pipoca que, além de decorar o evento, são muito práticos.
7- Escolhendo uma Casa de Festas:
Opte por um no mesmo bairro da escola ou de sua casa.
Reserve com antecedência e peça para experimentar o buffet antes.
Durante a semana os preços são melhores.
Analise se a idade da criança é compatível com a casa de festas.
Não esqueça da animação, ela representa 50% do sucesso da festa, lembrem-se que criança vai para festa para brincar e se divertir.
Veja se a iluminação é suficiente do local.


8- Bolos e docinhos devem ser muito gostosos. Se você não tem tempo, ou habilidade, contrate este serviço. Fuja de docinhos modelados e bolos com pasta americana, pois as crianças não gostam. 
Os tradicionais são sempre os melhores.
9- Um fotógrafo para as fotos é essencial, um evento organizado com tanto carinho merece ser registrado e as crianças adoram ver depois. Se a verba não permitir este serviço, combine com um parente ou amigo de ser o responsável em tirar fotos dos convidados e do parabéns.
10- Gele as bebidas com antecedência e não se esqueça de deixar algumas bebidas sem gelo (sempre alguma mãe vai solicitar).
11- Faça um roteiro da festa, início, meio e fim, com a sequência do cardápio até o horário do parabéns.
12- Pense nas lembrançinhas, pois as crianças esperam ansiosamente por este momento, se quiser investir em algo diferente e criativo, a Karina Fridman faz cada coisa linda e entrega em todo Brasil.
13- Confira se os banheiros estão em ordem e funcionando.


14- Não use locais perigosos para a festa, como escadas, janelas sem proteção, sacadas perigosas ou brinquedos sem manutenção. 
15- Para quem vai fazer a festa na sua casa, deixe no local apenas o que for querer que as pessoas mexam durante a festa, selecione brinquedos que as crianças poderão brincar, evite deixar aqueles com muitas peçinhas pequenas, pois certamente elas irão sumir e depois seu filho ficará com um brinquedo incompleto.
16- Os Presentes:
Hoje em dia quase ninguém abre o presente durante a festa, se for em um ambiente como casa de festas, o convidado irá colocar na cesta de presentes, mas se fizer em casa, em um ambiente mais informal, deixe seu filho abrir o presente, agradecer e depois guardar na caixa.
17- Minhas dicas:
Invista no que as crianças mais gostam, em brincadeiras, animação, contação de histórias, e menos no local, assim você fará uma festa diferente e com certeza irá surpreender seus convidados. 
Fechar uma casa de festas, e contar que eles só irão brincar em brinquedos eletrônicos todo mundo faz, envolver seus filhos nos preparativos, personalizar cada detalhe da festa e pedir a ajuda deles para as escolhas das lembrançinhas e tudo mais, garanto que será inesquecível!


Trabalho lindo da Karina Fridman para inspirar vocês, quem quiser saber mais sobre o trabalho e ver as fotos das festas dos famosos entrem no site dela, vou deixar o link aqui
A gente pensa que tudo que os artistas fazem é exclusivo e tão distante da realidade, mas na verdade eles seguem a moda do momento como todos nós, fazem festas dos personagens da Disney, Discovery Kids, circo para 1 ano, Alice e Carros, é claro que uns muito extravagantes, mas outros nem tanto assim...rs. 
Acredito que em muitos casos, criatividade vale mais que um montante de dinheiro, não é verdade? Mas ter o privilégio de fazer uma festa com a dobradinha Andrea Guimarães+Karina Fridman é sucesso e bom gosto garantido! 

Muito criativo o convite pizza
Amei este convite, a ursinha é um chaveiro de celular 
Convite da festa da Ana (15 anos) filha da Andrea Guimarães no tema Baile de Veneza
Lembrancinha baú do pirata 
Tema circo sai muito para 1 aninho...
Lembrancinha do Vittorio (filho da Adriane Galisteu)
Chá de Bebê do Rafael da cantora Cláudia Leite
Lembrancinha no tema "Alice no país das maravilhas" das filhas do apresentador Rodrigo Faro
Viram a caricatura da Rafaela (filha do Roberto Justus) que fofa!
Criatividade é tudo!




5 comentários:

  1. Valeu pelas dicas! Faltam apenas 2 meses para o 1º níver do meu filho! Vou fazer algo simples, mas quero tudo lindinho.

    Bj!

    ResponderExcluir
  2. Dei de presente uma música infantil personalizada pro meu sobrinho, todos na festa se emocionaram. www.studiopersonalmusic.com

    ResponderExcluir
  3. To adorando as dicas
    Gostaria de compartilhar com vocês um blog que achei com lembrançinhas de casamentos chás de bebez, festinhas que são umas graçinhas!!
    http://biancakesdoces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir